Um e Uno




1

O tempo está bom para o retorno, 

para me mostrar no céu,

tal como sou, para vocês 

e procurarei me mostrar assim mesmo

Sem mais nem menos. 

Eu como sou. 

Acredito mais ainda em mim. 

E vou mostrar tudo isso 

O que aconteceu comigo

Internamente

Em um emaranhado de poema que se sente 

A sondagem que aprofunda meu eu 

Naquele breu 

Que é a sombra da melancolia,

Que é poço da agonia, 

Que é porão da desertidão

Que é embaraço da podridão...

Quando eu me vi no pleno sentimento mais desconfortável do meu íntimo

E pude encará-lo de frente 

Não como se fosse uma amiga 

Nem muito menos uma inimiga. 

Estava ali na minha frente como é 

E assim, sem mais nem menos 

Pude me ver como eu sou. 

Sobrevivi. Renasci. E agora sou o que ficou de mim e mais um pouco mais viva. 

______

2

O que é a sombra da melancolia? 

Ora... por quê devo explicar? 

Eu não preciso, pois não sou professora. 

Não espere isso de mim. 

Eu vou demonstrar e vivenciar 

E possibilite que você também vivencie 

O drama que é problematizar 

A angústia humana 

Que desencanta os românticos do século passado,

E faz pensar no quanto esse século que se inicia traz de imediato 

E urgente mudança a ser feita numa transição vagarosa 

De uma nação presa e sedenta de ser liberta poderosa! 


3.

Ora, mas isso não tem nada de muito melancólico. 

A mudança é benéfica, é lógico...?

Mas até lá, tem um processo 

Que pode ser difícil para quem de certo 

Estiver passando pela estrada terrena 

Cheia de curvas e poças d'água 

Difíceis de contornar e ultrapassar, 

Mas eu acredito que o mundo é capaz.

Pode me dizer: como é louca, ingênua e tão... rogeriana puff

Mas aí eu digo: acredito, mas não sou cega  

Confio, mas sinto a dificuldade da transição

Para um olhar mais conectado com a nação

Naquilo que nos distingue individualmente

E naquilo que nos caracterize culturalmente.

Só que eu confio porque o movimento continua para todo mundo, 

Mesmo que você negue, a árvore continua a crescer, 

Com o Sol, a chuva e o adubo a fortalecer... 

Mesmo que você negue, o leão continua procurando se alimentar 

E dar para sua prole se sustentar...

Mesmo que você negue, o humano continua a tentar achar pessoas que o amem, 

Mesmo que custe sua vida inteira... 

E é o que é mais puro e genuíno no jeito rogeriano de pensar,

Que é possível acreditar naquilo que é visível aos nossos olhos, 

Tangível aos nossos dedos

Como uma paisagem natural que se mantêm em movimento

Ou como a água que podemos tocar com nosso corpo vivente perfeito. 


4


Sombra da escuridão? 

Ainda não entendi. 

Oh, Rogers! Sei que nunca quis dizer que isso não existe. 

Sei que quando dizia sobre a empatia, 

Sobre a consideração positiva incondicional 

E sobre a congruência,

Persistia na ideia da capacidade humana para essa conexão, 

E cá estou eu falando sobre sombra da escuridão 

Já que no meu entendimento 

Parece algo que possa antagonizar 

Com a nossa necessidade de compreensão, união e cooperação. 


Não antagoniza! Vejam, não mesmo!!

Porque se a consideração positiva é incondicional a qualquer sentimento

É inclusive à sombra da escuridão 

Que traga todo um desconforto que a gente não gosta nem de lembrar 

De quando nos sentimos convidados 

A redirecionar a rota 

Para continuarmos crescendo da melhor forma possível. 


Esse brotar é tão genuíno 

Que transcende o renascer do Sol

Com a luz para nossa escuridão. 

Porém os dois existem no mundo e em nós 

Como se pudéssemos nos reconhecer 

Como humanos e pessoas,

Em condição biopsicossocioespiritual 

E a partir disso, florescer na margem das lagoas

Do nosso íntimo pro nosso externo 

O cuidado singular do amor 

Já que conseguimos compreender o humano que sente a alegria, o amor e até o ódio e a sombra da agonia

Por uma vontade genuína de cooperar, transcender, ser aceito, integrar-se,

Ser compreendido naquilo que de mais puro tem seu intuito, 

Mesmo que escolha uma opção diferente dos demais... Ser aceito como pessoa. 


5

A empatia e o cuidado interno 

Não antagoniza 

Com o reconhecimento autêntico

Da raiva, da angústia ou do medo ou da tristeza

Por querermos mais conexão 

E não estarmos conseguindo

Como indivíduo 

E como coletivo... 


A sede de justiça 

E a busca de mansidão 

É uma balança em equilíbrio 

Que se pende mais para um lado ou outro, 

A gente se percebe mais ansioso ou mais irritado

Ou mais entristecido, 

Mas precisamos confiar no progresso 

Que não é linear; contêm crises e evoluções 

Como o pensamento sistêmico assim nos ensina

E, literalmente, nos faz sair da linha... 


6

Por outro lado, então, 

A força da luz

Vem com tudo 

Nos mostrando que sobressai,

Quando nos colocamos em importância, 

Ao olhar para o outro com brio, 

Também me olho e sorrio 

Que dessa maneira, o eu e o outro se fundem,

Numa unidade, 

Mesmo que não deixem ainda a sua individualidade, 

Numa grande paradoxo 

Que só nos faz perceber e reconhecer 

A humanidade intrínseca complexa nesse elo a se fortalecer

Com cada um sendo um 

E com cada uno sendo uno. 


----------

O que achou? Escreve para mim nos comentários. Vou adorar saber.


Psicóloga Beatriz Nahas Pinto
@psi.beatriznahasp
nahasbeatriz@gmail.com
Agende sua sessão!

Comentários

Voce esta mais emotiva Bih,gostei do seu texto ficou realmente belo e claro. Meus parabéns sua escrita melhorou demais. Podemos voltar a conversar,apenas conversar ando numa fase muito boa de minha carreira e gostaria de retomar alguns contatos.