Além do Conhecido


Na caverna, vivi.
Muito medo, senti.
O mundo pelas sombras, eu vi
pensando ser a verdade centrada em mim.

Contemplei a realidade.
Me assustei com a cidade.
Expandi meu pensamento,
que era tão pequeno.

O que há além do mar?
Que medo do que poderia enfrentar!
Porém, estava feliz e seguro
por não estar só no mundo.

Quando peguei o barco,
não sabia onde cairia.
Surpresa foi ver uma terra vizinha!
Expandi mais meu pensamento,
que era tão pequeno.

Quando descobri os outros continentes da Terra,
pensei que já tinha descoberto tudo na certa
até me deparar com outros planetas
e pensar se haveriam povos neles
com outras condições de existência.
Expandi mais meu pensamento,
que era tão pequeno.

Assim, descobri que não posso crer
que sei de tudo.
Quantos universos há para me convencer
de que isso é um tremendo absurdo!
Existe o que conheço e pode existir também o que desconheço.
Não me iludo mais com esse tipo de pensamento tão pequeno...

Comentário: A poesia foi inspirada no mito da Caverna de Platão.




Comentários