Sou Índio Com Orgulho

Sepé Tiaraju 



Da minha identidade eu tenho orgulho
Porque cuido do mundo
Por ele proporcionar a vida
E por isso, deve ser zelado todo o dia.
Por Nós, é extremamente sagrada e amada a terra.
Tem homem contemporâneo que assim não a enxerga
A tornando produtiva e mercadoria a todo custo
Mesmo que ela peça socorro a cada segundo.
Sou índio e buscamos colher
E plantar de uma forma sustentável para bem comer.

Sou índio e buscamos viver
De acordo com nossa cultura e costumes que quisermos escolher.
Sou índio e buscamos sobreviver
Lutando pelo nosso direito originário da terra sem nos render. 

Sou índio e buscamos defender
Os nossos bens que o europeu, que já é rico, também quer ter.
Sou índio e me arrisco a morrer

Pelo meu povo que está sendo ameaçado a perecer.
Faço o possível pelos meus
E ao lado dos que se foram e de Deus,
Procuro fazer justiça
Pelo nosso direito de moradia.


Referência e Comentário: 
1. A poesia é uma homenagem ao Dia do índio - 19 de abril.

2. Me inspirei no video abaixo que recebi no Whatsapp também.
Gostaria de pedir licença para dizer na poesia ser índio embora não seja indígena. `As vezes, eu não consigo controlar algumas ideias quando vem muito forte. Eu estava pensando num poema em que o eu-lírico fosse um índio.
Porém, procurei ser empática com a situação dos povos indígenas e estudar a respeito, como, por exemplo, a resposta da líder indígena Sônia Guajajara à senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) que fundamentou minha poesia. Mas, declaro que não sou indígena e estou procurando entender e mostrar o posicionamento da indígena Sônia em forma de poema como se o poema fosse apenas uma síntese do seu comentário. 

Estou aberta a ouvir os diversos relatos dos indigenas ao lerem a minha poesia inclusive a mudar a poesia, caso tenha a necessidade.


3. Sou estudante de psicologia e estudei também pelo livro que é uma tese de livre-docência com muitos relatos de jovens indígenas aculturados da Amazônia em que pude entender um pouco mais dessa realidade apesar de não ser totalmente. 
Título do Livro: Adolescente e Sofrimento Emocional nos Dias de Hoje 
Autora: Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Data: Agosto de 2004
Universidade: Instituto de Psicologia da USP. 
Editora: VETOR 

4. Ao pesquisar uma imagem, percebi que a minha poesia conta muito a vida de Seré Tiaraju que é o índio da imagem acima. Eu considero que a poesia pode ser uma grande homenagem a ele. 

Para saber mais a sua história: 
"Sepé Tiraju, líder guarani, deu a vida para defender as terras do Povo Nativo Gaúcho. Virou mito e reconhecido oficialmente como "herói guarani missionário rio-grandense" pela Lei nº 12.366 do Estado do Rio Grande do Sul e Herói da Pátria Brasileira pela lei Federal 12.032/09." (1)
"Foi Corregedor do Cabildo de São Miguel, o mais tenaz resistente à entrega dos Sete Povos aos Portugueses, em troca da Colônia de Sacramento. Sepé Tiaraju transformou-se num autêntico guerreiro, chamando para si a responsabilidade da defesa do povo guarani, da cobiça e do egoísmo dos Espanhóis e Portugueses, pela posse da terra. Em uma carta, a ele atribuída, dirigida ao governo espanhol ele escreveu: “Nossa riqueza é a nossa liberdade. Esta terra tem dono e não é nem português nem espanhol, mas Guarani”.
Sepé morreu em 7 de fevereiro de 1756, às margens da sanga da Bica, afluente do rio Vacacaí, no município gaúcho de São Gabriel. Três dias depois ocorre a Batalha de Caiboaté e a morte de 1.500 dos principais guerreiros e Caciques Guaranis. Encerrava-se assim, uma das mais bem sucedidas experiências de vida comunitária cristã de todos os tempos citadas por Voltaire, principal Iluminista Francês, como “Triunfo da Humanidade”.
Por seu feito, Sepé Tiaraju, é considerado santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul e dos Povos Nativos da América Latina, sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico O Uruguai (1769) e por Érico Veríssimo em ‘O Tempo e o Vento’." (2)

(1) http://www.portaldasmissoes.com.br/noticias/view/id/59/sepe-tiaraju:-lider-guarani-o-espirito-gaucho-de-l.html
(2) https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2018/10/quem-foi-sepe-tiaraju-primeiro-indio-brasileiro-que-pode-ser-santificado-pela-igreja-catolica-cjn6iu2ka04q601rx2ao45mj3.html

Comentários