Marionete de um Ditador



Me tornei uma marionete, pois você
Dita com quem vou conviver;
Dita que ninguém mais vai me querer;
Dita o que vou vestir e fazer;
Dita que sucesso não conseguirei ter;
Dita que a minha inferioridade a você devo crer;
Dita que sou a culpada e errada de tudo o que acontecer;
Dita que devo me isolar pelo ciúme natural ser;
Dita que a mulher deve ao homem sempre sem questionar obedecer;
Dita que se não fizer tal coisa, vai desaparecer ou até me bater;
Dita quem sou, para onde vou e o que vou ser.
Você dita como um ditador,
E nós fazemos de mim uma inferior.
Ofensas são a mim dirigidas
como ser incapaz de viver minha própria vida.
Te obedeço, pois não sei se assim conseguiria
Tomar minhas decisões sozinha.
E aí, você decide me ajudar
Vivendo minha vida e vem me arrumar
como uma marionete.
Chega até a me prender num bracelete.
Será que alguém, que é tratada assim, está bem vivendo?
A violência machuca... Você não está vendo?
Isso é amor? Mas então por quê me encontro dolorida
e temendo ser cada vez mais ferida?
Mas, no meio dessa história, você pensou no meu "eu"?
Eu me pergunto: Cadê meu "eu" nesse profundo breu?!
Só percebo meu corpo obedecendo seus comandos daí de cima.
Já basta de negarmos minha autonomia!!
Quero que respeitemos minha individualidade e liberdade!!
Se você não ver que está exagerando com humildade,
o que me resta é pedir ajuda, denunciar e ir embora...
Vai ser incomum não ter ninguém para ditar o que fazer agora,
Vai dar um imenso alívio poder tirar esses cabos firmes quando for a hora!
Será possível dos cabos me libertar
Porque esse não, não é o meu lugar!
Uma coisa é querer uma ajuda
e outra é que vivam por mim me subestimando como burra
porque não percebe que parte da responsabilidade é sua
por colaborar a uma relação que me descarta e me anula...
Melhor sozinha ficar
do que com alguém que acha que amar
é possessão, é ser abusivo, é controlar...
Melhor sozinha ficar
ou com quem que saiba me valorizar.
O problema nunca foi eu,
se o amor verdadeiro você não entendeu…
Não dependo desse falso amor para achar minha felicidade!
Sou feliz com os meus e comigo mesma, exercendo minha liberdade!
Eu dou meus próprios passos para encontrar a saída
Porque eu sou a verdadeira dona da minha vida!
 
Comentário: Isso não aconteceu comigo. Eu imaginei a situação. Entrei numa campanha em defesa das mulheres. Denuncie! Não fique calada! Você não está sozinha.
Fontes: Pela complexidade do tema, a poesia foi estudada para ser feita por artigo, novela, duas músicas e um outro poema. Essa poesia tem uma grande e interessante história.
- Novela: https://www.youtube.com/watch?v=EQY159yy4AA
Primeiro, eu assisti no começo do ano a história extremamente bem trabalhada da Drica e do Robson da Malhação do ano de 2001. Consegui entender melhor como acontece na prática um relacionamento abusivo. Fiquei muito sensibilizada pela história. 
- Músicas: Passado um tempo, ouvi uma música excelente sobre o assunto. A que me ajudou mais até por ser uma grande admiradora do grupo desde criança que é a música "Dona da Minha Vida" do Grupo Rouge com uma letra extremamente genial e bem trabalhada. Voltou esse assunto a tona. Depois de tanto a ouvir, deu vontade de fazer uma poesia sobre isso. 
Ouvi outra música muito boa que tem muito a ver com o empoderamento feminino também da Iza chamada "Dona de Mim".  Deixarei embaixo.
- Acontecimentos: Além disso, eu terminei um relacionamento porque a pessoa começou a fazer coisas exageradas abusivas e vi várias amigas com o mesmo problema. De fato, relacionamentos abusivos são muito frequentes e atuais. Decidi que ia fazer um poema, mas ia estudar mais para isso. 
- Poesia: https://www.recantodasletras.com.br/poesias/6512867
Leila Azevedo disse que fez sua linda poesia "Minhas Raízes" para uma campanha das poetisas em defesa das mulheres. "Mexeu com uma mexeu com todas". Aí, sim, tive certeza que ia fazer o poema. Nunca vivi um relacionamento abusivo de cabo a rabo graças a Deus. Mas deu vontade para defender as mulheres e mostrar que elas não estão sozinhas. 
- Artigo: https://minutosaudavel.com.br/relacionamento-abusivo/
Eu li esse artigo com uma excelente explicação do que é um relacionamento abusivo, os sinais e como sair desse relacionamento. Recomendo para quem quer mais informações. Quero ressaltar que a mulher também pode ser a abusadora. No poema, o abusador tá um homem. Mas, pode ser um quanto o outro. Devo enfatizar que pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento. 
E só aí, eu fiz a poesia. :D

ROUGE - Dona da Minha Vida


IZA- Dona de Mim



Comentários