Hoje do Ontem



Hoje amanheceu. 
Ontem entardeceu.
Pela monotonia pareceu
Que algo em mim faleceu. 

Hoje depressiva. 
Amanhã leve brisa. 
Não sei ao certo
O que há por perto?

No meu ontem e meu hoje, tudo é por amor 
Pelo ontem e o hoje que possibilitou a dor.
E assim, eu dialogo com o descanso
Que percorre minha alma em desânimo. 

Descanso hoje do remorso
Que ontem foi o meu ódio.
Descanso amanhã da depressão 
Que hoje é a minha maldição. 

Hoje é semente 
Do que haverá 
futuramente. 
O amanhã será 
O que o hoje do ontem me deixar...

História das três poesias com a temática do amanhecer: 
Cada uma, eu dei um sentido para o "amanhecer".
1. A poesia "Hoje do Ontem" foi feita primeiro e o sentido dado ao amanhecer foi um sentido monótono e pessimista. O foco desse poema acima é o quanto o presente deve ser valorizado. Foi inspirado na música "Semente do Amanhã" do Erasmo Carlos /Gonzaguinha.
2. Já o sentido do poema "Hoje Amanheceu" dá um sentido mais otimista ao termo "amanhecer" porque o amanhecer é um recomeço e uma nova oportunidade de aprender e viver.
3. O poema "Cada Amanhecer" tenta fazer um releitura mais realista já que cada dia é uma surpresa que tem suas vantagens e desvantagens.
Eu me identifico e sinto o dilema de cada uma das poesias que denuncia uma maneira peculiar e específica de interpretar o dia, a vida, o amanhecer...



Comentários