Jogo de Dardos (corrigido)



Jogo o dardo.
Eu ajo e o faço
Para atingir o alvo:
O sentimento que descalço.

O dardo passa por obstáculos
Para saber ser será passado
E vivenciar rumo a sua autoatualização
Do seu indivíduo rumo a crescer em evolução.

Por quê estou fazendo exatamente isso?
O que procuro com tal jogo contínuo?
Eu questiono as minhas razões
Para sondar as motivações.

Pondero: qual é a melhor direção
Para que possa decidir uma ação?
Reflito: qual é o melhor caminho
Para que eu possa condizer ao meu organismo?

O amor torna a alma sublime e leve
Tanto pra quem doa quanto pra quem recebe. 
A compaixão tem uma força tamanha
Que quem o sente não se cansa.

Ao decidir em qual direção o dardo vou jogar,
Procuro simplesmente à experiência me entregar.
Como escolho jogá-lo
para tentar acertar o alvo?

Por fim, dizendo "sim"
À autorrenovação em mim
Da maneira mais eficiente,
Acerto o alvo consciente.

Sou capaz de me acolher
Por qualquer sentir capaz de acontecer.
Assim, sou capaz do jogo ponderar
E em seu centro um dardo acertar...

Para esse jogo, dependo da minha vontade,
Se tenho consciência da minha realidade
E me lanço inteira sondando os sentimentos
e me permitindo ser eu mesma nesses momentos.

E aí para esse jogo em mim,
Não é apenas individual assim. 
Preciso do outro para me ajudar
Porque me afeto por tudo e todos a me rondar. 

E me permitido ser afetada,
Para poder ser confirmada.
Dizendo a você o que me é meu
E você dizendo o que te é teu...

O meio, entre nós, na relação 
Se traduz numa verdade em profusão
Que como nossa vida se movimenta e reinventa
Sendo uma jogada de dardos a cada experiência por si mesma!

Os jogadores fazem sua jogada
E em cada uma, uma emoção é lançada
Num mesmo momento e encarnação espiritual sendo 
Cada único(a), singular e interdependente por direito. 

Poemas de esporte: 
- Queimada da Morte 
- Jogo de Dardos Espiritual
- Bola no Ar 
- Vôlei da Culpa
- Que Ginasta Maravilhosa!

Referência: Poesia inspirada no capítulo "Como desenvolver a vontade" do livro: Manual Prático do Espírita – Ney Prieto Peres (Editora Pensamento) 

Importante a vontade para aprendermos, convivermos, vivermos e evoluirmos. Como então desenvolvê-la? Existe uma força de “vontade”? ´E um processo contínuo para que consigamos algo. Apresentaremos a sequência importante para que tenhamos a concretização do que almejamos. 

Fatores constituintes e sequenciais da Vontade:

1) Impulso: uma aspiração, um desejo de variada intensidade. Fase mais delicada e importante. Os iniciantes fazem promessas, debandam e perdem oportunidade. Desperdiçamos oportunidade de evolução porque ainda estamos muitos presos aos interesses humanos e às ilusões do mundo físico. Gostamos de sentir o prazer e não queremos que acabe.
LE- Livro dos Espíritos (Um parêntese)
(LE-467) O homem pode libertar-se da influência dos espíritos que o arrastam para o mal? Sim. Os espíritos inferiores apenas se ligam às pessoas que os chamam pelos seus pensamentos. A vontade é a expressão do nosso livre-arbítrio. Por ela, damos os nossos testemunhos e demonstramos os nossos ideais no bem.
(LE-911) ´E correto afirmar que existem paixões tão vivas e irresistíveis que a vontade é impotente para superá-las? Existem muitas pessoas que dizem “Eu quero”, mas a vontade está apenas nos lábios. Elas querem, mas ficam muito satisfeitas se não acontecer o nas nos lábios. Quando o homem acredita que não pode vencer suas paixões, é porque o seu Espírito se satisfaz nelas, em consequência da sua inferioridade. Aquele que procura reprimi-las compreende a sua natureza espiritual. Vencê-las é um triunfo do Espírito sobre a matéria.
(LE- 909) O homem poderia sempre vencer as suas más tendências pelos seus próprios esforços? “Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah! Como são poucos os que se esforçam!” 

2) Autodomínio: Conseguir contornar as dificuldades íntimas, combatendo os momentos de desânimo, balanceando impedimentos, vencendo obstáculos criados pelas nossas próprias fraquezas, limitações psicológicas, receios e incertezas. Desenvolvemos o domínio próprio nessa fase de combate dentro de nós mesmos.

3) Deliberação: Devemos ter conhecimento amplo das circunstâncias favoráveis e desfavoráveis, o que implica em dinamizar em nós o hábito de analisar, de observar, de avaliar os acontecimentos da vida diária. As indecisões representam a nossa falta de exame e de ponderação das situações vividas. Discernimos aferindo os resultados. Daí escolhemos os rumos, deliberamos o que fazer. Esse hábito amplia a nossa capacidade mental.

4) Determinação: Decidimos e determinamos o que fazer, as ações a serem executadas. ´E o primeiro ato da ação. Nessa fase, programamos no tempo as ações a serem tomadas.

5) Ação: é a concretização das nossas intenções, é a manifestação viva e palpável e é a própria ideia condensada e materializada numa realização.

Como podemos desenvolver a vontade? 

Desenvolver a vontade é como um jogo de dardos
Alvo: o conjuntos dos nossos vícios e defeitos. 
Força ao jogar o dardo: 
(1) força de vontade e impulso (2) vence as barreiras das camadas atmosféricas, (3) determinado, forte, veloz, (4) Numa trajetória planejada, deliberada e calculada para atingir o alvo (5). A vontade não estaciona no impulso; prossegue no autodomínio, se firma na deliberação, começa a tomar forma na determinação e se concretiza na ação.
O que desencadeou a vontade foi o interesse próprio em por trás. Cada um já teve provas demonstrativas de sua capacidade de realização e de obter um ideal. O que nos movimenta numa atividade é o interesse próprio em desenvolvê-la. As nossas indagações em um projeto estão nos “porquês” do seu objetivo. A que propomos? Por que desejamos? Estamos seguros do que queremos? Em decorrência, concentramos a energia suficiente para vencer os empecilhos, ocorrendo a sequência dinâmica que vai do impulso ao autodomínio, desse à deliberação e da determinação segue-se à ação.
Buscamos outros valores para preencher o vazio e sanar os anseios do espírito inquieto. Nos dispomos a dentro das próprias possibilidades a seguir novos ares. A raiz do desenvolvimento da própria vontade é a concentração no objetivo firmo de auto renovação. O desânimo nos dispersa demais. Dentro de nós podemos nos libertar...

Comentários

Sacha moser disse…
Muito bem escrito seu poema jovem poetiza,somos força de potencia ja dizia Nitzche o mesmo possui um livro chamado vontade de potencia.
Vale muito a pena conferir,força de vontade é algo muito cultivado e até pouco cultivado,poucos desejam algo de verdade uma coisa que é espalhada por ai"se voce nasce rico e morre pobre é culpa sua", isso poderia ser reescrito como "se voce nasce com vontade e morre sem vontade a culpa é sua". A vida é um jogo em que os mais ambiciosos a ganham a corrida pela prosperidade custa caro nao em termos de dinheiro e sim de vontade.
Um forte abraço Poetiza Bia
Bellatrix disse…
Gostei bastante do comentário falando desse filósofo. Muito obrigada pela visita. Volte sempre. Seja bem-vindo. um abraço repleto de paz a você.