Universitárias Deusas

Pintura de Vicente Romero (Europa, Espanha, Madrid)
Eu me sinto tensa
Porque a exigência é intensa
De ser uma deusa.
Me deixa numa imensa
Sensação densa
Para não ser suspensa
E obter a tal recompensa
De trabalhar e terminar a faculdade extensa.
Há autoridade que parte para a ofensa,
Muitas vezes, para violência intensa
Por ser cobrada que deve ser como uma deusa
Para orientar a aluna máquina também deusa
Que embora possa gostar de estudar, fica tensa
Por não poder errar, nada olvidar e perder tempo se não será suspensa.
A professora, às vezes, violenta que orienta a aluna pode deixar tensa
(Porque também tem medo de ser suspensa)
Pode reduzir a universitária em uma máquina perfeita imensa.
A universitária que, às vezes, violências pela professora pensa
(Porque tem medo de ser suspensa)
Pode reduzir a professora em uma perfeita deusa.
Se ficarem focando em culpabilizar pelo erro de forma intensa
Ao invés de ver a necessidade por trás da situação densa,
Então, será difícil de não ficarem mais tensas.
Por isso, há de se dialogar com respeito e sem ofensa
Para entenderem efetivamente o conhecimento que é a recompensa
E pela empatia, não exigirem o impossível de ser como uma deusa,
Pois nem a professora nem a universitária vão conseguir essa burrice imensa!

Comentário: A poesia não foi inspirada na pintura! Escolhi algumas palavras que vieram de repente na minha cabeça. Pesquisei palavras que rimem. E aí, fiz o poema na forma de um desabafo tentando encaixar as palavras. Estou numa fase em que estou me permitindo fazer novas formas de fazer poema e o que escrever no poema. Mesmo que possa ilustrar o poema com uma pintura, quero me inspirar antes em mim do que numa pintura. 




-------
Segunda versão 2022

Universitárias Deusas

Eu me sinto tensa
Porque a exigência é intensa
De ser uma deusa.
Me deixa numa imensa
Sensação densa tensa
Para não ser suspensa
E obter a tal recompensa
De trabalhar e terminar a faculdade extensa.
Há autoridade que parte para a ofensa,
Muitas vezes, para violência sutil ou intensa
Por ser cobrada que deve ser como uma deusa
Para orientar a aluna-máquina também deusa
Que embora possam gostar de estudar, ficam tensas
Por não poder errar, nada esquecer e perder tempo, senão serão suspensas.
A desconfiança por ter que ser do jeito da professora pode contribuir pra deixar a aluna tensa
Porque tem medo de ser suspensa

E ser reduzida ao dever de aluna de ser uma cópia dela perfeita imensa. 
A universitária que, às vezes, raiva e mágoa pela ofensa

da professora que as vezes sem querer se desespera porque pensa
E sente também medo de ser suspensa
Pela universidade que cobra que a professora seja uma perfeita deusa.
Se ficarem focando em culpabilizar pelo erro de forma intensa
Ao invés de ver a necessidade e sentimento por trás da situação densa,
Então, será difícil de não ficarem mais tensas.
Por isso, há de se procurar dialogar com respeito e sem ofensa
Para entenderem efetivamente o conhecimento que é a recompensa
E pela empatia, não exigirem o impossível de ser como uma deusa,
Pois nem a professora nem a universitária vão aguentar e nem estão aguentando essa violência tão imensa!

E enquanto elas não perceberem isso, elas podem continuar tensas 

e então, que se presentifiquem ao se escutarem de maneira densa

Como pessoas, além dos rótulos de alunos e professoras deusas.



Pintura: Vicente Romero (Espanha)
Poesia Experimental

Beatriz Nahas

Comentários