Querida Jardineira Amiga


Querida Jardineira Amiga,
meu pai está de vigia
porque não quer que namore com quem eu quero
já que acha que está fazendo isso para o meu esmero.

Me sinto tão triste
pela liberdade que resiste
como um direito meu embora qualquer consequência
que são por mim aceitas ao escolher perder a inocência...

Me parece, jardineira amiga, que ele se preocupa
com o meu futuro quando for adulta
E quando ele precisar descansar
já que infinitamente ele não vai durar.

Me parece, jardineira amiga, que ele quer confiança
ao ver sua filha com alguém de segurança
em que respeite sua saúde, corpo e dores
assim como a ame como você ama essas suas flores.

Mesmo com sua maior experiência, por quê meu pai acha que pode escolher
melhor quem é mais adequado para eu amar e viver?
Será que ele acha que não possa fazer a minha escolha
por ser frágil, inocente e mais tola?

Estamos aqui seja na cidade seja no interior
e ainda muitos acham isso mesmo com a dor
de muitas mulheres que tem necessidade
de serem reconhecidas em sua liberdade.

Meu pai acha sem elaborar bem seu argumento
que quem eu amo será sempre um jumento.
Eu gostaria que ele visse que qualquer preconceito
cega qualquer possibilidade de crescimento.

Se achando superior,
ele anula meu amor
simplesmente porque é diferente
dele e do que acha ser gente...

Minha jardineira amiga me aconselha
a oferecer a ele uma roseira
como símbolo da compaixão
que sente pelo dele coração.

"Com respeito e delicadeza,
diga o que sente! " - exclamou a jardineira.
"Mas não renuncie suas necessidades
atendendo apenas às dele porque é o caminho das infelicidades".

"Os sentimentos e necessidades de ambos
devem ser acolhidos por ambos sem escândalos.
Sem culpabilizações, julgamentos e preconceitos,
tente conectar com a verdadeira luz em vocês mesmos."

"Sobre o meu namorado, deixe ele falar...
Tente entender o motivo do seu pensar
sem deixá-lo a margem por causa da preocupação
que ele sente, mas não sabe bem expressá-la sem agressão".

"Por trás de qualquer agressão,
há uma não atendida necessidade
porque não aprendemos a escutar o que tem por trás
e não aprendemos a verbalizá-la devidamente pela paz."

"Se conecte no momento
com o subliminar sofrimento
sem rejeitá-lo nem considerá-lo egoistamente errado
porque esse é o principal motivo do nosso alterado estado."

"Procuremos acolher a verdade
se não podemos nos iludir achando que a agressividade
pode resolver qualquer conflito
quando só o aumenta no nosso convívio."

"Quando você conseguir
por quem quer estar decidir,
você vai sentir
e aí, deixe a luz do seu ser fluir"...

"Seu pai quer te ver feliz...
Então, ao encontrá-lo na beira do chafariz,
entregue seu sentimento verdadeiro numa roseira"
e assim, eu me transformarei na minha própria amiga jardineira...

Referência: Poesia inspirada na pintura de Andres Orpinas (Chile) como de costume e pensando na Comunicação Não Violenta consegui com maior facilidade desenvolver o poema.

Comentários