Pássaros Na Cabeça

wlodzimierz kuklinski (Polônia)

Importante: Essa poesia trata mais das questões biológicas e neuroquímicas da depressão. Em cada poema, eu falo de um aspecto específico. 

Pássaros na minha cabeça me chamam
Da janela, com prazer, para mim cantam,
Mas como explico que assim deprimida
Não tenho vontade de ir até a esquina?

Não tenho vontade de fazer
Coisas que antes tinha prazer.
Não tenho energia para viver
Muito menos sair de casa e comer…

Se sou inútil, culpada,
Horrível e fracassada,
Para quê insistir em sair de casa?
Vamos, pássaros! Não fiquem sem responder nada!

Se sou desconcentrada,
Boba e um tanto lesada,
Para quê eu vou insistir em fazer companhia
A pássaros, produtos de uma mera fantasia?

Se sou tão chata, alterada,
Insuportável e fragilizada,
Para quê vou insistir se só recebo visita
De pássaros da minha imaginação esquisita?

Por mais de duas semanas, como nesse instante,
Sinto uma tristeza predominante
Que me faz não ter vontade de sair da cama
E não conseguir ter confiança por quem me chama.

Logo, insultos, agressões e xingamentos
Geram em mim profundos sangramentos
Porque sou tão errada que devo morrer
Já que sou um peso para quem não suporta mais me ver…

Os pássaros assobiam no meu olvido.
Eles são a minha voz interior persistindo
Em procurar ouvir minhas necessidades,
Sentimentos, angústias e enfermidades.

Mal sabia que, em meu cérebro,
faltava noradrenalina ou serotonina.
Mal sabia que, sem mindfulness ou remédio,
A região continuará sendo hiperestimulada das sensações negativas.

Mesmo que tentasse sair de casa e trabalhar,
O desânimo e a desesperança iriam continuar
Porque a depressão é uma doença no cérebro a ser tratada
E não frescura, imoralidade ou fraqueza a ser ignorada.

Tanta gente e eu mesma me dizia:
“Pare de tanta preguiça!”
E eu me condenava, mas não me movia… não conseguia!
Simplesmente porquê não conseguia… muito menos me entendia…

Os pássaros em minha mente
Sobrevoam como a minha luz vital sobrevivente
Me dizendo pela profunda tristeza
Que alguma necessidade minha eu ignorei com tamanha destreza.

Esses pássaros me convidam gentilmente
A um processo de autoconhecimento individualmente
Assim que conseguir me aventurar em mim
Para buscar qual necessidade eu desprezei assim.

O sentimento de tristeza indica
Uma necessidade não atendida
Como por exemplo, não compreender o meu tempo num tédio
Nem minha necessidade de pedir ajuda e, se necessário, tomar remédio.

O remédio ajuda a repor 
os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e animação rotineira 
já que o cérebro não consegue produzir pela tamanha dor
e por isso, a depressão não é uma tristeza passageira. 

Acompanhada de uma boa terapia e da humilde compreensão
Da realidade do meu aprendiz coração,
Aliviarei a cobrança excessiva desse desespero traiçoeiro
Quando eu ouvir o meu sentimento primeiro…

Comentários