Vedetes pela Traição por Jane Evelyn - Episódio 8 da Série em Poesia "Amélie Klein"

Para quem não conhece ou não lembra dessa série, sugiro que leia do começo na página nova : "Amélie Klein - Série em Poesia", mas dá para entender isoladamente. 

by juhee (@zoohii) https://www.instagram.com/p/Bsk8J-EnwSL/

Parte 1
Em 2005 (No ano que Amélie entra no colégio)

Seus beijos baseados numa mentira
Foram os causadores da ferida
Que em mim abrigou ao ter sido traída
Enquanto você com minha cara curtia.

Enquanto fui fiel
E a nós rezei ao céu,
Você me traia e depois me amava dizia.
Qual é o limite da sua hipocrisia?

Em fevereiro, eu passei para a turma da manhã no colégio
E, todo o intervalo, esse cafajeste Fred mais perto
Foi me conquistando com seu jeito sedutor
E foi despertando em mim cada vez mais o meu amor.

Ele tinha um jeito carinhoso e um tanto bobo
Que me divertia e me deixava iludida
Já criando todo o meu casamento ao seu lado
Inclusive filhos e um futuro detalhadamente planejado.

Amélie continuou estudando de tarde
E perdemos o contato sem nenhum motivo nem alarde.
Ela conheceu Fred num almoço na escola
E, para ela, esse desgraçado também deu corda.

Pegou o contato dela e dizia que era linda
E assim foi atraindo também a minha amiga.
Eles saíam, se pegavam e começaram a namorar
E ele pedia para guardar segredo porque seus pais não iriam deixar…

Nem todo homem ou mulher trai de forma tão premeditada,
Mas Fred Spencer pareceu ser um ator excelente
De se fingir de bom moço quase crente,
Enquanto eu era tolamente enganada.

Teve uma festa da escola em que eu o vi beijando
a Amélie, contei a ela o caô e fizemos um escândalo.
Ele disse que eu deveria essa situação aceitar
E dar graças a Deus por ele me amar.

Disse mais que ninguém vai me amar mais do que ele;
e que se todo homem vai me trair, então que venha dele
Já que me ama como ninguém
E sempre quis o meu bem.

Mas é muita cara de pau e arrogância
Achar que homem pode trair assim numa completa ignorância!
Eu e Amélie nos unimos mais como amigas
Nem por isso nos tornamos rivais ou fizemos intrigas.

Não deixaríamos que um garoto idiota
Rompesse nossa amizade que estava começando agora.
Nós iríamos partir para cima sem vergonha!
Vamos mostrar nossa força como ele mal sonha!!

E assim, de repente, depois desse pensamento, 
apareceu a bruxa Juliet para nos ajudar nesse momento
para que nos consiga uma poção capaz de fazer 
com que Fred Spencer suma de uma vez daqui como se fosse desaparecer... 

Juliet nos disse para antes do espetáculo começar,
para que a gente tomasse esse líquido com um sabor que pode adoçar 
ainda mais o nosso paladar para aquele momento acontecer:
uma pessoa que fez algo que causou muita tristeza esquecer...

Um drink de run eu bebi com minha amiga
e brincamos entre nós em puras gargalhadas: "Garoto, ria,
Enquanto pode viver!
Daqui a pouco, você vai nos conhecer…"

Passamos Blush, sombra e batom vermelho. 
Vestimos bota, meia calça e vestido preto.
E, num show de jazz, nós desabafamos
cantando e dançando; te difamamos! 

Com todo esse jazz, mostramos no teatro da escola a sua índole
dando risada da sua cara de estrume
no palco por nós duas sendo desmascarado
dizendo como adora curtir com garotas dizendo que está apaixonado. 

Ah, Baby, você nos vê no palco gargalhando e brilhando
e como as pessoas estão nos aplaudindo e aprovando
e dá para ver como chora, implora e diz que enlouquecemos...
Ah, Amélie, como é doce a vingança que estamos fazendo!

Confessa que está surpreso!?
Você achou mesmo 
que iríamos nos envergonhar e nos culpar!?
Agora aguenta! Você que ousou em nos enganar!

Mas calma, idiota, é só o começo essa humilhação 
ao ver de toda a escola a desaprovação!
Sexys e maravilhosas, fomos sorridentes
Para arrumar os preparativos e antecedentes.

Ah, Fred, se prepare! Hoje é o dia do seu enterro!
Sairemos do cemitério chorando por você em profundo desespero,
Mas claro que não te contei que só se for chorando de felicidade….haha
Acho que você não conhece a gente de verdade… 

Não vamos, por você, viver em prantos!
Não vamos, por você, nos bater pelos cantos
Porque para continuarmos a nossa vida,
Teríamos que selar um pacto para cicatrizar a ferida!

Como Velma e Roxie do musical Chicago, a cidade inteira conquistamos!
Com a parceria Amélie e Jane, duas pistoleiras nos tornamos
porque em nós te matamos 
e do seu peso nas nossas costas nos livramos!

Depois, nós somos as loucas?
Depois, nós somos as bobas?
O erro foi seu, meu querido,
Agora aguenta! Diga Adeus ao que foi perdido!

Te enterramos! Que pena! Mas você mereceu!!!
Você sumiu! Ops! Faleceu!!
A bruxa Morgan nos ajudou a fazer
Uma poção na qual resolvesse desaparecer.

Antes de partir, na frente da escola, deixe seu orgulho de lado!
Depois do nosso número e dos aplausos, nos peça perdão ajoelhado!
E em seguida, suma da nossa vida sem achar que estamos sendo indecentes
Já que não temos compromisso com quem nos foi indiferente.

Foi assim que resolveu ir ao Havaí.
Foi assim que desapareceu daqui!
Adeus!! Que não volte mais!
Pobrezinho, descanse em paz…

Parte 2 
Em 2006 (Amélie está no colégio, já encontrou a Louise, continuação da história)

Luke estava na porta da sala quando a aula ainda não começou
Esperando Amélie que ainda não chegou,
E aí apareceu Luke e Richard rindo
Enquanto Luke deu uma piscada para mim sorrindo.

Mesmo arrependido, depois de à força me beijar,
Eu não gostaria de insinuar
Que eu queira com Luke ficar
E por isso, virei a cabeça para o ignorar…

Depois, no intervalo, Luke estava isolado, sozinho
e tão distraído imerso em seu pensamento
Que quando me viu, deu um sustinho
e de eu contar para alguém ele me confessou seu medo.

Eu disse que, de qualquer forma, eu não contaria para ninguém,
Mas se ele quisesse conversar comigo, poderia fazer bem.
Eu questionei o motivo de um garoto não ter
direito de chorar e se entristecer.

Ele passou a desabafar
Dizendo que está cansado de brigar
Com seu tio porque contou à Beth a traição
E por isso, ela anda insistindo na separação.

Ele não sabe a forma, mas quer ser um homem melhor porque
Simplesmente e impreterivelmente não quer ser
Como seu tio que trai
Nem como seu pai que para longe se vai.

Luke também chora por ver Amélie com David contente
Porque gostaria de vê-la com ele inevitavelmente.
Ele sofre todos os dias porque, no fundo,
Gostaria de alguém para amar no mundo.

Não pude deixar de concordar que eu também gostaria de amar alguém,
Embora Fred me fizesse desistir de ver o amor como um bem
Com tanta mentira que me fez desconfiar
Em qualquer um que queira se aproximar…

De verdade, me emocionei sensibilizada ao ver
A dor por trás da face desse menino que não conseguia entender
A postura agressiva social, cultural e individualmente construída
E que agora dava para ver um vislumbre da sua verdade omitida.

Eu gostei de ver a sinceridade
desse menino de cabelo encaracolado.
No fundo, ele tem uma grande sensibilidade
Por trás do Coringa que andava ao seu lado.

Percebia como era difícil ele dizer
o que estava entalado por fraco ser visto temer.
Parecia que era a primeira vez que falava o que sentia
Sem seu tio dizer que é errado quando dizia.

Mulheres e homens são cobrados socialmente
A se comportarem assim para serem considerados decentes.
Deus sabe o quanto eu não gosto de garotos que me assediam,
Mas naquele momento, eu deixei para trás a mágoa e o rótulo que me impediam.

Acreditei no pedido de perdão e, em silêncio, o abracei
E, movida pela compaixão, eu disse que admirei
A vontade dele de desconstrução do patriarcado culturalizado
e que demonstrar sentimentos é fundamental para que isso seja iniciado.

Eu disse para ele com calma tomar seu tempo
E escutar sua voz em cada momento
Para ir confiando e amando a si mesmo,
Mas que todos nós estamos num processo de autoconhecimento.

Confessei que quando ele me mostrou a verdade dele assim,
Pude ver uma sensibilidade e fragilidade que é igual em mim,
Mas que, às vezes, por uma cobrança externa e interna, a escondemos
Dos outros e infelizmente de nós mesmos querendo parecer perfeitos…

Em seguida, Luke apertou mais seus braços ao meu redor
Que sem nem perceber o tempo ou lágrimas ou suor
Senti em meu corpo uma queimação
Pelo imediato contato corporal e por entender melhor seu coração…

Parecia que ia cair com minhas pernas bambas
E meu coração chacoalhando como samba.
Presumi que a minha pressão subiu pelo anseio…
Não poderia estar me atraindo por esse sujeito!

Mas aí ele foi se desvencilhando
Vagarosamente do abraço,
Diante meu rosto, a minha boca e olhos ficou olhando
fixamente pedindo permissão parado.

Um olhar meigo e penetrante como nunca vi
Querendo saber se pode ficar aqui.
Eu deixei… Me permiti sentir seus lábios tão bem delineados
Tocando os meus de modo respeitoso e delicado.

Um calor me envolveu no meu corpo.
Meu coração batia feito louco.
O desejo foi direcionando meus movimentos
Antes que eu realmente me coloque em discernimento.

Foi um beijo com delicadeza
Diferentemente do primeiro que havia sido com violência.
Ele realmente parecia tentar mudar e me mostrar sua verdade
Diferentemente do primeiro que havia sido na falsidade.

Mas ainda não consigo entender
Como pude deixar isso acontecer…
Ainda estou presa na ideia de que um assediador
Sempre será assim não adianta o que for…

Afinal, não quero estimular que ele possa me beijar
quando estiver querendo
Que dessa forma eu vou me apaixonar
Totalmente me rendendo…

E depois do Fred, realmente não quero mais namorar
Já que sei que machucada vou acabar.
Se nessa sociedade é normal homem trair,
Eu que não vou mais namorar nem me iludir.

Só pego uma vez ou outra por prazer
Ou até (por quê não?) para me entreter.
Por isso, me afastei dele com minha mão
E sussurrei com a testa franzida: “Por favor, não”.

Parte 3

Amélie e Gabriely sozinhas vão vir 
comemorar comigo meu dia! Vamos nos divertir
Na minha festa de aniversário de pijama em que de começar não vejo a hora!!
Pedi até para minha mãe uma pizza margerita bem daora…

Assim que chegaram, o Twistter um pouco jogamos
E de video-game numa partida nos desafiamos.
Depois, de noite, já com pijamas de frio,
Resolvemos brincar de verdade ou desafio.

Adoro estar com essas meninas.
Elas são minhas melhores amigas.
Quis comemorar só com elas mesmo
Porque sou mais introspectiva; é meu jeito.

Bebendo cervejas, revelamos segredos
E os nossos mais profundos desejos e medos.
Amélie pergunta a Gabriely se gosta de seu irmão
Que responde que, na verdade, adora de coração.

Mas Gabriely acha que nela o Charlie não repara
Já que acha que tem vergonha dela ser gordinha e calada
como também arruma pretexto para não continuar a conversa
nos ocasionais intervalos em que ele me chama e me espera.

Eu não quero me iludir.
Vou esperar ele se decidir.
Sei que pode vir a gostar de mim
mesmo que demore tanto assim.

Eu disse para ela que procuraria
outra pessoa que comigo namoraria
porque não aguentaria esperar
um fulano querer se aproximar...

Amélie disse que achava o mesmo
ou que talvez seja só uma questão de tempo. 
E acrescentou para de gorda não se achar
Até mesmo porque Charlie, seu irmão, não costuma essas coisas considerar.

Gabriely sorriu com esperança, mas logo discordou
Dizendo que não fantasiou
Que um homem no mundo
Não desejaria um corpo bonito num segundo!

Amélie diz que cada um tem um gosto particular
Nem tem como todos serem iguais em seu pensar…
"O amor não tem fórmula secreta
 E aparece simplesmente na hora certa".

Eu disse para Gabriely escolher se amar
E se tiver problemas de saúde por ela se preocupar.
Não que tenha que fazer por alguém nos desaprovar 
ditando a sentença de como deve ser o nosso corpo para nos "amar"...

Voltando ao jogo, quando eu pedi verdade,
Elas se olharam na cumplicidade
E pediram para que eu falasse se estou do Luke a fim
porque elas repararam na piscada dele quando cheguei para mim.

Olhando para a Amélie, eu neguei obviamente
Ainda mais “depois do que ele fez com a gente”.
Mas Gabriely diz que isso foi no semestre passado
E diz sentir que ele está realmente mudado.

Amélie diz que é melhor eu ser prudente
Observando bem com o pé na frente,
Mas não precisa negar se é o que sente
Por medo de se machucar porque é um garoto diferente.

Eu confessei meu medo também
De namorar de novo alguém
Que me machuque como o Fred fez no passado
Quando me entreguei ao seu amor tão errado…

Amélie me entende dizendo que também temeu
Antes de namorar David pelo que ocorreu.
Mas a gente precisa procurar não igualá-los
Se não vamos conviver com fantasmas do passado.

Ela disse que nós o enterramos como uma morte simbólica
De que não deixaremos que ele acabe com nossa história
de procurar experiências novas no presente
mesmo com qualquer risco iminente.

Ela continua: “O Fred pode ter nos machucado,
Mas uma coisa que nunca lhe será dado
É o direito de acabar com nossa vida
Por ter nos aberto essa ferida.

Jane, eu proponho que juntas não deixemos
Que sejam tão importantes a ponto de que tiremos
As possibilidades do nosso futuro
E nossas chances pelo mundo…”

Depois de aceitar a proposta, me senti mais confiante.
Até que elas ficaram radiantes
Quando contei a elas sobre o nosso beijo
e quais foram os meus sentimentos.

Eu apressei a dizer
que só fiquei com ele ontem por querer,
Mas se realmente perceber a mudança dele, quero viver
Me permitindo sentir o que for para ser…

Lembrando do desejo
Que senti por Luke no nosso beijo,
Me convenci que se Fred eu enterrei
É porque ele eu já superei!

Parte 4

Toda a turma de amigos, numa sexta,
Resolveram ir ao cinema.
Jack e Marc chegaram com a pipoca.
Todos foram direto depois da escola.

Com a sala lotada
Para assistirmos “Star wars – A saga”,
Uma parte de nós ficou na lateral direita
E outra na lateral esquerda.

Gabriely estava entre Amélie e eu.
Até que chegou no lugar vago ao lado do meu
O Luke dizendo que onde estava tinha uma criança
Chorando muito alto e fazendo manha.

Eu fiquei nervosa, sem motivo,
Porque, mesmo que não queira admitir, ele estava bonito
Com uma camisa preta entreaberta
E uma bermuda um pouco amarela.

Ele parecia também ficar me olhando
Algumas vezes disfarçando
Embora com o filme esteja doido
Porque esperou muito tempo ansioso.

Algumas vezes, do filme ele comentava
bem baixinho alguma coisa engraçada.
Quando isso acontecia, ele se aproximava
da minha cara que logo ficava avermelhada.

Quando ele ou eu nos tocávamos sem querer no braço,
A gente congelava escondendo um segredo sagrado
Até que, quase no final do filme, eu pedi licença
Para ir ao banheiro do cinema.

Aí, quando eu sai do banheiro,
eu o vi esperando apoiado na parede com aquele olhar meigo
Que estava me apaixonando cada vez mais em segredo
Que não consegui disfarçar naquele momento.

Eu sorri e perguntei o motivo
Dele estar perdendo seu filme preferido.
Luke disse que para ele eu sou mais importante
Porque ele está se interessando por mim a cada instante.

Ele não quer que mal eu tenha me sentido
Depois do que falamos e de todo o ocorrido.
Eu disse que estava bem e que iria o perdoar
Ainda com um pé atrás por ver que ele queria mudar...

Ele pareceu surpreso, sorriu e me acariciou.
Com um toque sutil e olhar sereno, ele se aproximou.
Foi aí que decidi que daria outra chance
Para qualquer nome que queira dar ao nosso romance.

Senti ternura em seu olhar
Que transmitiu também em cada tocar
Até a hora que eu disse para continuarmos no cinema
Porque ele vai perder as últimas cenas…

Mas Luke hesitou e me surpreendeu
Dizendo que, na verdade, me escondeu
Que desde que "Star Wars" entrou em cartaz, não é a primeira
Vez que o assiste, mas sim, é a terceira.

Eu bati de leve em seu ombro gargalhando.
Então, continuamos conversando e nos beijando
Até uma hora que para a sala do cinema a gente voltou,

Mas tamanha foi a surpresa porque o filme acabou!


Referências:
Temática Principal: Traição e Pensamento masculino de naturalização da traição por ser homem. (Sei que também tem traição de mulher. Mas eu quis explorar essa questão do homem a mulher na série)

Como devem ter notado, me inspirei no musical Chicago especialmente na história, na intenção e em elementos das músicas dos números musicais principais como: "All That Jazz", "Cell Bock Tango", "Roxie" e "Nowadays". A escolha desse musical é porque é uma história que traz a tona a traição dos homens e a raiva de mulheres vítimas dessa traição que em ações precipitadas, acabam matando seus traidores. O filme retrata a jornada de Roxie no presidiário em que conhece Velma que compunha uma parceria famosa de vedetes com sua irmã Veronica quando essa estava viva. No final do filme, Velma e Roxie formam uma parceria de vedetes o que acaba atraindo a atenção de Chicago. Eu quis trazer essa fúria para a série em poesia porque acho muito expressivo e até catártico o musical. Foi uma boa ideia porque quis demonstrar como elas ficaram irritadas quando descobriram que seu namorado Fred traia as duas ao mesmo tempo.


Uma música que me ajudou muito também foi "Hoy Te Entierro" da Dulce Maria.

Me inspirei também no meu poema antigo "Desabafo de um Traidor" e nas dores das mulheres traídos por seus maridos ou namorados quando justificam serem homens para isso, como, por exemplo, o Chay Suede que foi namorado da Manu Gavassi, cantora famosa que está no BBB20.
Aliás, acredito que a Manu me inspirou muito para fazer esse episódio em si e me ajudou principalmente por meio de suas músicas que abordam muito bem profundamente essa situação como: "Esse Amor Tão Errado", "Cicatrizes", "Farsa" e etc.







Além do Chay,vários conhecidos próximos ou não que já ouvi que pensam dessa forma...  Duas Músicas boas da Beyonce giram em torno da traição: "If I were a boy" e " Resentment".




O sentido de pistoleira no poema é ser assassina profissional ou bandida. Não estou dizendo que minhas personagens são piranhas ou vagabundas apesar de ser o sentido da gíria no Brasil e em Portugal. 

Importante: O feminismo deve abranger todas as mulheres não apenas as brancas tentando ao máximo compreender as necessidades delas. Não é meu lugar de fala. Por isso, fiz mais personagens brancas, mas gostaria de aceitar o desafio de fazer personagens asiáticas, negras e mais velhas. Quem puder me ajudar na construção de personagens para deixar a série mais ampla e complexa, eu ficaria grata. Pedirei ajuda a amigos e amigas além de estudar muito na psicologia, mas por favor, aceito ajuda. Quem quiser me ajudar, deixo meu e-mail: nahasbeatriz@gmail.com

Outros desenhos que gostei para a personagem Jane Evelyn:

Cara Delevingne (England, London)

by kelsey henson



By Yenthe Joline Drawing

juhee (@zoohii) https://www.instagram.com/p/Bsk8J-EnwSL/

Comentários

Sacha moser disse…
Essa série em poesia está cada vez melhor,parabéns poetiza Bia que continue nessa frenezi poética por gerações e que seus textos alcancem gerações e gerações de leitores.
Até logo,