Sobretudo, Vida


 

O preço da razão e da emoção

é olhar para si mesmo. 

Há em mim uma devoção,

Mesmo que em alegria ou angústia ou medo!

Eu não procuro distorcê-la, negá-la, interpretá-la.

Eu procuro sentir, perceber o que me diz, sondá-la!

Me responsabilizo pelo meu sentir, pensar, fazer e dizer,

Fluindo sobretudo em mim

como uma árvore no jardim

a crescer. 


`As vezes, eu quero dançar!

Outras, eu quero deitar

Só ou com amigos, mas sobretudo, com Deus

que está onipresente acompanhando os passos meus!

 

`As vezes, quero ir com meu namorado numa cachoeira!

Outras, gostaria de ir num parque com uma cadela companheira!

Quanto mais me conecto com a vida na natureza,  

sobretudo eu me percebo mais parte (e mais além) dela com destreza.


`As vezes, mais distante...

Outras, mais perto adiante

do meu "eu real"

porque sei que é o "real" que posso ser me acompanhando

no meu processo real de um ideal ir me aproximando, 

independente de algo de fora que dê valor.

Eu quero perceber meu valor!

Eu quero que percebam meu valor, 

embora eu já o considere como for!


E se não o considerarem em mim como digna de amor e de respeito primordial

aos meus sentimentos, à minha morada experiencial, 

sei que eu posso me manter entre o independentemente vivente e inevitavelmente interdependente, 

sei que posso me mostrar humana, sendo,

por garantir que isso por si só já tenha um valor, 

mas há um valor também por ser quem e do jeito que sou!

Por isso, eu preservo meu autoamor, 

sobretudo, 

me descobrindo, crescendo como uma árvore com outras árvores no mundo!

 

Estou pronta para me reconhecer e te reconhecer em processo!

Sinto meu autoamor, me conhecendo, me desenvolvendo, crescendo!

Sinto meu amor e gratidão a tudo que reciprocamente me ajuda

e que também cresce continuamente numa singular e interdependente luta!


Com um solo fértil, chuva, Sol, adubo e etc, cresço mais fortalecida no mundo meu,

mas senão, cresço, mesmo assim, 

pelo elixir da vida que existirá sempre entre o universo e eu. 

Por tanto, também percebo meu valor como devota

e o valor de tudo e todos a minha volta!


Até por poeira estrelar nos reconhecemos 

e como pessoas humanas convivemos

únicos independentes e interdependentes 

entregues presentes viventes

como árvores no jardim,

podendo mutuamente nos autocuidar e sermos cuidados, sim,

para dar sentido à vida através da nossa necessidade de amor e respeito

ao nosso fluxo e elixir da vida, nosso primordial, essencial e transcendental eixo.



Documento da Poesia


*o erro foi para rimar rsrs

poesia inspirada nos livros:

"Humanismo de funcionamento pleno" Org. André Feitosa de Souza e Francisco Silva Cavalcante Junior, 

"Psicoterapia e relações humanas" - Rogers e Kinget,

"Tornar-se pessoa" - Rogers, 

"Jeito de ser" - Rogers,

"Cresça e faça crescer" - Henrique Justo, 

"Retratos da Vida" - Mauro amatuzzi, 

"Eu e Tu" - Martin Buber, 

"Introdução a Psicologia do Ser" - Abraham Maslow,

"Focalização" - Eugene gendlin, 

"Comunicação Não violenta" - Marshall Rosemberg

 e entre outros artigos.


Poesia escrita primeiro no papel ouvindo a música "Fine line" do Harry Styles. Embora a letra não tenha muita relação com meu poema, mas acredito que a sensação de ouvir é semelhante a de ler a poesia. As letras eu diria, mesmo sem ter me inspirado por elas diretamente, que possam se aproximar mais das músicas de "Flávia Wenceslau"como "Todo Céu de Estrelas", "Recomeço", "Te desejo Vida", "Canção de Esperança", "Simplesmente Viver", e etc.


Depois de ter lido tantos livros incríveis, eu tento com essa poesia junto com a posterior "Elixir da Vida" sintetizar primordialmente o pensamento humanista. Por isso, é possível dizer que me considero uma poetisa humanista porque meus poemas procuram trazer reflexões acerca do mundo, do eu, da natureza, dos sentimentos e da vida muito mais próximo da abordagem centrada na pessoa (ACP), que está dentro da terceira corrente psicológica que é a psicologia humanista. 

Não é proposital que escrevo sobre isso. ´E uma poesia que fala de vida e amor! Simplesmente assim. Apenas a visão humanista abraça tudo isso e nos permite falar da nossa experiência por assim mesmo. Não quero que pensem que são poemas técnicos. De jeito nenhum. Da teoria não vai para a poesia. Da vida que vai para a poesia. Ou da poesia que vai para a vida. Falo de mim. A abordagem é um modo de ser que me reconheço. ´E uma forma de visualizar minha poesia que está ganhando cada vez mais identidade e profundidade a partir desse enfoque à vida que está baseando as minhas poesias, desde que eu comecei a escrever, na verdade, mas nunca pensei numa fundamentação, pois a própria produção criativa literária já se fundamenta em boa parte por si só.

Não sinto que não tenho chão. Robusteci meu corpo. Não sei se todos vão entender essa sensação que está surgindo, o que pode justificar essa tentativa de classificar o pensamento dos escritores em escolas literárias na aula de Literatura, embora isso possa ter também suas limitações. Meus poemas agora tem um fundamento que não imaginava o quanto eu precisava para poder abertamente escrever sobre a minha experiência, sem me julgar ou depreciar o que estou escrevendo de forma desnecessária, opressora e prejudicial. A minha poesia tem um lugar...

Eu estou convicta da direção dos meus poemas e procuro cada vez expandir esses pensamentos para ir além. Me sinto animada e ansiosa para saber para onde vou agora que sei e não sei para onde ir. Por isso, convido a todos para me acompanharem nessa jornada de viagens a uma colina que já sei que existe e como eu quero viajar.

Comentários