Descoberta da Resiliência


Tento ser mais resiliente  
Para lidar 
com qualquer pressão do cotidiano.
Tento ser mais resistente
para evitar 
que o estresse provoque qualquer dano.
Tento ser mais paciente 
Para aceitar 
as frustrações de qualquer ser humano.
Tento ser mais presente
Para desfrutar 
o procedimento de qualquer plano.

Primeiramente, eu observei dois garçons de uma lanchonete:
Um insano
que atende os pedidos atrapalhado e transtornado
E o outro resiliente 
que atende com prazer e cautela
Sem se estressar em fazer o que é cobrado
Ao mesmo tempo que alegra e chama a clientela. 
Com isso, percebi o quanto posso aproveitar uma experiência
Não pensando nas cobranças e consequências.

Depois, me dispus a praticar a resiliência.
Estudei para a minha prova sem focar tanto no resultado.
Foi tão mais fácil e prático
Porque a sede de conhecimento
Me dominou e assustou 
Quando dela bebi.
Foi tao prazeroso o que senti e descobri.

A resiliência salva 
Quem sente como se cada momento fosse um qualquer
Porque você se liberta do estresse,
que logo vai embora, se ele vem
sem poder fazer de você 
um grande refém.


Comentário com referência: Pensei na palavra "resiliência" por acaso. Fui pesquisar o que significa, segundo a psicologia, e a partir do significado do dicionário, eu procurei praticá-la. O poema conta como foi o processo mais ou menos. 

" Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. "

(https://www.significados.com.br/resiliencia/)

Data de Publicação: 14/06/2017 - 21:13

Comentários