Liberdade de Pégaso



Daiana via com desesperança
O seu futuro.
Daiana vivia numa autocobrança,
Num dia sempre escuro.

Daiana queria mudança
No seu mundo.
Daiana sentia uma insegurança
Que tornava seu olhar duro.

Olhar endurecido
Pelo mundo apresentar risco.
Olhar enfurecido
Por não enfrentar o basilisco.

Daiana sai a procura
De qual seria a sua real cura:
Álcool, dinheiro, sexo, tanto se drogava...
Nada o vazio em sua alma tirava.

Pois então, Daiana fez uma oração
Do fundo do coração
Para que Deus a ajude
E a si mesma escute.

De repente, aparece
Assim que ela termina a prece
Um Pégaso, um cavalo alado,
Que a leva a um lugar inimaginado.

Se afastando das trevas,
Daiana foi subindo para além das nuvens.
Avistou das estrelas mares, campos e selvas.
A Terra é tão pequena das suas miragens.

Daiana sentia muita gratidão
pela existência de tudo parte da União
E que ajuda no movimento
De tudo no universo inclusive de nós mesmos.

O Pégaso é capaz de elevar
A alma materialista e sofrida.
O Pégaso é capaz de sublimar
A alma depressiva e desprovida.

O Pégaso é capaz de inspirar
A alma a criar poesias.
O Pégaso é capaz de ajudar
A alma a imaginar fantasias.

Símbolo da imaginação criadora
E da elevação da alma sofredora,
O Pégaso ajuda Daiana a se ver livre
E capaz de enfrentar cada dificuldade que insiste.

Mitologizando isso, se Daiana ver Pégaso como um recurso para se destacar na batalha,
Por não entendê-lo bem, ela vai continuar vazia e vai morrer,
Mas se Daiana ver Pégaso como a fé em si mesma para acompanhar a sua jornada,
Mais exuberante ela irá transcender...


Referências:

1. Esse poema nasceu para fazer uma homenagem ao Dia Mundial da Oração que é sempre na primeira sexta-feira de março. Nesse ano de 2019, vai ser dia 1/03.
Queria Fazer uma oração, mas queria deixá-la bem diferente. Queria fugir do "clichê" apesar do clichê eu amar. ´E que já fiz uma oração clichê. Queria ousar, entendem?
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-oracao.htm
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=7&p_secao=59
2. Procurei imagens salvas no meu computador para me inspirar. Gostei dessa. Achei que ia ser legal a ideia do "voar" para uma oração... Não achei o nome do autor.
3. Fui pesquisar o que parecia ser o animal na imagem. Para mim, é um cavalo. Desculpe, se não for.
Estudei Mitologia e a partir da história, da simbologia e da origem do Pégaso, eu fiz a poesia. ´E muito interessante!! Adoro mitologia! Se quiserem e gostarem, sugiro que vejam...
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/pegaso
4. Gostaria deixar meu profundo agradecimento ao meu amigo brilhante poeta do Recanto das Letras Ello (Leo) que entende bem mitologia tanto que dá aulas sobre o assunto e se disponibilizou para me ajudar tanto nessa poesia quanto na poesia "Liberdade de Pégaso". Se não fosse por ele, eu teria muito mais dificuldade para me aventurar a fazer poesias que abordam a mitologia em que quanto mais conheço, mais me apaixono... Obrigada por toda ajuda, amizade e carinho. Pode contar comigo sempre!
Link da Página dele no Recanto das Letras: https://www.recantodasletras.com.br/autores/elo225. Mitologizando... gerúndio de: "mitologizar" [De mitologia + -izar; fr. mythologiser.]Verbo transitivo direto. Dar caráter ou feição mitológica a. 
http://www.osdicionarios.com/c/significado/mitologizar
6. No caso da depressão, não basta apenas fé por ter também fatores biológicos envolvidos. Então, procure ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo e para isso, é preciso sim, de fé e de confiança em si mesma embora seja difícil. Procure ajuda !!! Não desista de si mesma! Fiz uma poesia mais focada e elaborada na questão da depressão que é " Lágrimas no Mar".

Comentários