Maratona de Poesias de Cunho Social

Olá, gente! 
Estou me despedindo de fazer poesias inspiradas em pinturas porque descobri que tem um grande risco de responder por processos judiciais de direitos autorais. Eu não pedi autorização aos pintores ou pintoras nem os paguei. Por isso, realmente, vou mudar e me adaptar a isso. 
Para essa despedida, decidi fazer vários poemas de uma vez. Estas pinturas foram as últimas porque estavam salvas no meu computador e queria escrever com base nelas. Talvez nas próximas postagens possa ter alguma pintura porque estou limpando meu computador de pinturas para que eu possa realmente mudar esse jeito de escrever já que, futuramente, pode me prejudicar, mesmo que eu coloque os nomes dos artistas.
Pode ser que tenha alguma pintura no futuro porque adoro pinturas ou fotografias do pinterest, mas vou tentar evitar definitivamente e fazer mais poesias inspiradas em imagens de sites gratuitos ou inspirados em músicas ou filmes ou, principalmente, em mim mesma. 
A única coisa que vou continuar fazendo é escrever inspirada nas pinturas do chileno Andres Orpinas que rendem as histórias de personagens que eu coloco como menino/menina, por exemplo, "A Menina de Maria-Chiquinha", que se tornou um tipo de quadro no canal.  Mas só isso. 
Sites Gratuitos: freeimagens.com  /  Unsplash  /  Pexels 

1. Compra e Venda na 25

*


A avenida 25 de março
está em pleno mormaço
derretendo no Sol escaldante
movidos pelo dinheiro importante. 

A avenida se prepara para janeiro
estando num enorme formigueiro
para compra e venda, pois o dia
do natal cada vez mais se aproxima.

A correria 
da vida arrepia
na contemporaneidade
sendo uma realidade. 

Compra e Venda.
Cada um faz sua encomenda.
Crédito ou Débito. 
Privilégio e/ou Mérito. 

Por trás do comportamento,
o que o move é um sentimento 
de medo de do trabalho ser despedido
e do lar ter que ser repelido. 

Graças a tanta correria,
a ansiedade asfixia
o ser nesse tempo áspero
que se vê preso em seu desespero. 

Estou na rua, 
parecendo parada como uma lua, 
mas estou em movimento 
ao refletir sobre esse momento. 

Pessoas indo de lá para cá. 
Pessoas indo de cá para lá
movidas pelo amor e lucro
para sobreviverem e criarem seu futuro. 

Observo as pessoas em silêncio e penso
de que o que vejo é reflexo não apenas do dinheiro,
mas do senso de comunidade e amor à família
para estarem sustentando juntas a mobília. 

Você vai dizer que as pessoas se tornaram máquinas?
Mas o que significa essa busca desenfreada 
de sobrevivência e de sustento de si e dos filhos 
se não algum tipo de cuidado dos vínculos?

2. Ei, pare! Não quero...

Pawel Kuczynski - Polônia

Ei, pare! Não quero que sujem meu brinquedo. 
Não é por preconceito. 
´E meu esse brinquedo por meu pai ter trabalhado 
e vão acabar sujando o que acabou de ser comprado.

Ei, pare! Não vamos sujar porque não estamos, pela nossa cor, sujos.
Não vamos brigar porque resistimos ao propósito desses luxos
que é mostrar a nós e a você qual é o lugar de cada um na sociedade,
mas não vamos cair nessa bobagem não insistindo mais nessa desigualdade.

O estudo é a minha saída. 
Não acreditarei nessa mentira. 
Hoje não vai ter uma briga. 
Pense na sujeira dita. 

Essa sujeira é que precisa ser limpada. 
Ei, pare! Não quero começar uma batalha. 
O diálogo eficiente promove respeito
quando bem feito, pois remove o preconceito.

3. Judeus Dinamites

Pawel Kuczynski - Polônia

Judeus 
A Deus
são levados
e tratados
como dinamites
sem limites.
Tantos explosivos
foram ascendidos
Dando adeus à esperança de união
do mundo imaturo e inconsciente de sua posição. 
Se acha ser superior, 
não entende quem é se achando opressor. 
Se acha o outro inferior,
não entende o que é o tal do amor. 
Para o fim da ignorância,
a mente deve estar pronta para a mudança.
Para o fim da matança,
A mente deve estar pronta para a tolerância. 

4. Mergulhando nas Letras

Pawel Kuczynski - Polônia
Mergulho 
nos estudos
de cabeça 
para tirar a venda
da pobreza.
A letra percorre meu mundo. 
A letra é o meu porto seguro. 

5. O Arroz é o Mesmo...

Pawel Kuczynski - Polônia

O arroz que com tanto sacrifício foi cultivado
é o mesmo que o arroz jogado
pelos alegres convidados 
nos sorridentes recém-casados.
  
6. Chave Mental e Social

Pawel Kuczynski - Polônia

A mente reproduz ou recria...
A mente continua ou reformula...
A mente destranca por ser a chave
que com uma caneta a consciência abre. 

Enquanto eu estudo, continua a vagarosa e necessária luta
da sociedade mais justa
para adotar medidas de inclusão
e excluir medidas de discriminação.


7. Tempo passa

Pawel Kuczynski - Polônia
O tempo está passando. 
A morte está chegando. 
Eu enterro o medo que me aprisiona. 
Eu enterro o bloqueio que me sonda. 

O tempo passa
Diferente da força que se faça
presente nesse momento para persistir
nos projetos da minha vida que eu quero cumprir...

8. Preso por Cabos

Ashley Mackenzie (Canadá)
O menino é preso pela individualidade a se romper
pelo pai que sem nem ao menos perceber
Anula o espaço do filho atordoado
Que não consegue dar um passo por ele mesmo pensado. 

9. Incondicional Amor

Por John Holcroft

Filho, 
redimensione o seu problema
para se ver como grande o suficiente 
para solucionar esse dilema. 
Pais, 
redimensionem o problema
para se verem como grandes o suficiente
para me ajudarem a solucionar esse dilema.

Filho, 
o problema é seu 
e é você que deve resolver.
Pais, 
o problema é meu,
mas não sei como resolver. 

Filho, 
nós podemos te dar palpites, 
mas há limites
porque a vida é sua
para que a autonomia sustente a SUA luta.
Filho, 
Nós amamos e agradecemos
a sua existência
independente do desempenho que tenha.

Pais, 
Obrigado pela compreensão
e estão no meu coração 
independente dos acertos e enganos de vocês.

10. Sol Pintado

Pawel Kuczynski - Polônia

A fumaça 
da fábrica
tampou o sol,
Mas já estou o pintando 
e daqui a pouco, estará pronto.
Pintarei o sol da esperança porque sempre pode ser renovada
pela mente que sempre pode ser revigorada.

outra versão 

Visceral Fumaça

A fumaça
da fábrica
tampou o sol,
Mas já estou o pintando
e, no futuro, a pintura estará pronta.
Pintarei o sol da esperança
na mente enfumaçada que se rotula e é rotulada,
e depois, desconectada do que sinto e necessito,
disfarçarei dizendo que está tudo bem...
11. Sujeiras 

Pintura de Salvador Dalí (Europa, Espanha)

Pela conscientização, 
a interna e externa poluição
será repensada
quando a mente for transformada.

Tanto a sujeira que a gente deixa no ambiente
quanto a sujeira que a gente deixa internamente 
devem ser limpadas
com a ação individual para melhorar socialmente
Àquilo que se faz de errado insistentemente.

Perseverar 
é pensar
em diferentes formas de agir
a partir de um intenso processo de refletir.

Refletir 
É sentir
Que as sujeiras são limpadas
Quando por nós não são ignoradas.

12. Livros Amigos ou Inimigos

Pawel Kuczynski - Polônia

Não consigo decidir
Se os livros são amigos ou inimigos. 
Pois ora eu os entendo 
Ora eu não os compreendo.

Mas eu persisto, pois sei que eles vão me ajudar
o meu objetivo a alcançar...
Eu persisto até entender
Seja quantas vezes forem preciso para reler. 

Se achar que o meu sonho é impossível, 
preciso pensar no quanto sou falível
porque na primeira dificuldade que aparecer, 
devo perseverar no que eu quero e me permitir aprender...

* Referência da Primeira Pintura:
Não achei o nome do pintor. Somente que é chinês.
Link de onde eu tirei: https://fr.aliexpress.com/item/32795359539.html
Pintados à mão Pintura a óleo sobre tela Cityscape Bondes de Hong Kong Rua Faca Pintura Em Canvas Wall Art Imagem para Sala de estar
Homenagem ao dia da consciência negra, da abolição da escravatura, da família, da alfabetização mundial, finados, da solidariedade humana e da criatividade.

Comentários

Sacha moser disse…
parabéns pelos textos poetiza Bia!
Um abraço afetuoso para ti,continue sempre melhorando sua escrita está cada vez melhores seus textos.