Humildade de uma Aprendiz

Os personagens Rachel e Chandler da série "Friends". (Disponível na Netflix) 

Há momentos que a boca é amarga
Quando escapam palavras impensadas
Que podem deixar marcas
Difíceis de serem apagadas.

Há momentos que a escuridão nos é abrigo
Quando o estresse nos deixa mais irritadiços
A ponto de escapar palavras impensadas 
Difíceis de serem perdoadas. 

Não somos apenas luz; 
Também somos a escuridão que seduz 
O ser humano que não é perfeito, 
Pois tem uma porção de defeito. 

O medo da rejeição 
E quando não estamos, mas ficamos na solidão 
Nos deixam por carinho sedentos 
E, às vezes, até com nossos amigos do peito 
Podemos ser grosseiros. 

Querido amigo, perdão! 
Espero que de coração 
Possamos recuperar a nossa amizade 
Que me fazia muito bem de verdade. 

O que é mais difícil na amizade verdadeira 
É reconhecer que a pessoa não é perfeita, 
Mas que pode ser auxiliada pela indulgência 
Numa boa conversa paciente e sem violência. 

Uma conversa a fim de preservar 
A amizade que tende a ficar 
Quando há compreensão 
E Perdão, mas perdão de coração... 

Venho com a humildade dizer que sou uma aprendiz, 
E se me der uma nova chance, ficarei muito feliz, 
Mas se não puder, eu não vou te odiar 
já que o seu bem eu sempre vou desejar. 

O mal de um amigo 
tão especial e querido 
eu nunca conseguiria desejar 
Nem os bons momentos desdenhar, 
pois para sempre comigo 
o meu carinho 
por você eu vou manter 
mesmo se infelizmente não quiser mais meu amigo ser... 


Referência: Como é uma encomenda, eu precisei estudar essa poesia. Conversei muito com quem me encomendei e com esses dois textos abaixo que foram muito úteis. Obrigada! https://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamizade/1474122
https://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamizade/1980526
Procurei fazer algo parecido com o meu poema "Perdão de Coração"
https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-persao/6373066

Comentários