Lágrimas do Mar



Você sente como se pudesse chorar um mar
De tanta tristeza que carrega seu olhar?
Lágrimas carregadas de uma solidão surda
que te impede de encarar a luta?

O teu doente olhar
É como uma cachoeira
Que Deságua no mar
formando uma grande correnteza.

A sombra assombra o olhar triste.
A tristeza entristece o ser que persiste
Sofrendo por algo que incomoda,
Sofrendo tanto por algo que o estoura.

Todo fragmentado, em pequenininhos pedaços,
Pela sua mente e corpo cansados
De nadar e nadar no mar
de lágrimas que caíram do seu insuportável pesar...

O mar, com o tempo, aumenta como o vão
Que fez a depressão
Em sua alma que pelo vazio tanto lamenta
E pelos seus erros que tanto se condena.

Até que uma hora você se cansa de lutar,
pois cada vez tem mais mar para nadar.
Cadê o fim desse mar da agonia?
Você pensa se há uma outra saída.

Assim que a própria mente
Decide procurar mudar a realidade a sua frente,
O fundo do mar começa a se enfurecer
Já que a mente é a pior ameaça a fazê-lo se enfraquecer.

O mar não tem escolha quando a mente
Procura ajuda médica e psicológica imediatamente
Para desestimular o crescimento doentio do mar
Como a depressão que começa a se desestabilizar.

O mar vai diminuindo
Pelo poder da mente que vai unindo
Os pedaços da alma em harmonia
Para poderem recomeçar sua vida.

Veja os enganos e faça novos planos.
Veja as dores e procure por novas cores.
Veja o mundo que se move como um moinho
por ser essa sua característica e não porque quer ver você se destruindo...


A sua mente é sua aliada
Para que a mágoa seja amenizada
quando quiser ser tratada e ser ajudada.
O mar secará ao procurar aquilo que a incomoda
E ao buscar elaborar em si para que isso mude uma hora.

A dor que a espatifou
Deve se transformar
Para ser o motivo que a levou
A contribuir para o incômodo mudar.

Devemos ver a dificuldade
Como algo que nos traz maturidade
Ao nos sentirmos capazes de secar um mar
Seja quantas vezes ele volte a se formar.

Tantos aprendizados pelas frustrações
Podem amadurecer os pacientes corações
já que sabem que podem escolher
entre serem afogados no mar da melancolia
e serem humildes para aceitarem ajuda algumas vezes nesta vida.


----‐------------------ outra versao do recanto 2022

Lágrimas No Mar 😭


Eu sinto como se pudesse chorar um mar

De tanta tristeza que carrega meu olhar.

Lágrimas carregadas de uma solidão surda

que me impedem de encarar a luta.


O meu pesaroso olhar

É como uma cachoeira

Que deságua no mar

Na força de uma correnteza...


A sombra assombra o olhar triste.

A tristeza entristece o ser que persiste

Sofrendo por algo que incomoda,

Sofrendo tanto por algo que o estoura.


Todo fragmentado, em pequenininhos pedaços,

Pela mente e corpo cansados

De nadar e nadar no imenso mar

de lágrimas que caíram do meu pesar...


O mar, com o tempo, aumenta como o vão

Que fez a solidão e a opressão

na minha alma que pelo vazio tanto lamento

E por certos sentimentos que tanto me condeno.


Até que uma hora me canso de lutar,

pois cada vez tem mais mar para nadar...

Cadê o fim desse mar da agonia?

Paro e penso se há uma outra saída.


Assim que eu em relação de alma, corpo e mente

Decido procurar mudar a realidade a frente,

O fundo do mar começa a se enfurecer

Já que é a pior ameaça a fazer-me estremecer.


O mar vai diminuindo quando eu consciente

Procuro ajuda humanizada que me acolha no presente descontente

Para acolher o sofrimento que faz crescer o mar exaltado

Com as lágrimas caídas desse olhar tão cansado.


O mar, principalmente, em violência vai se redimindo

Pelo centro do meu ser poder diversos sentimentos ir permitindo

integrar os pedaços das experiências no todo em harmonia

que tentem se reconectar pela autoconfiança e autoempatia.


Depois de me resgatar desse mar

Reconhecendo toda a angústia a assim me falar,

Passo a perceber-me inteira e existente

Num mar que não me faz esquecer que se sente.


Agora posso sentir um balanço natural do mar

Num ritmo que consigo reconhecer e acompanhar

Tão livre(mente) que chego a sorrir, não mais a me engolir,

Sendo eu mesma em movimento a simples(mente) fluir.


Entre tristezas e alegrias, posso me mover.

Entre amores e receios, posso me locomover,

Pelo meu bem, as do meu mar cristalinas águas

que podem transbordar, às vezes, em lágrimas...


Mas sei que da vida é um possível alívio

com um começo, um meio e um fim do sentido

que sempre vai estar comigo,

disponível, como um imenso amigo...

Beatriz Nahas



Referências:
- Pintura:
Poesia inspirada na Pintura do espanhol Salvador Dalí e da belga René Magritte.
https://incrivel.club/criatividade-arte/a-arte-inesgotavel-de-salvador-dali-235060/

- Música:
1. Christian Chávez 


2. Cazuza - O Mundo é um Moinho


3. Glória - Horizontes


Comentários