Desabafo a um Traidor

Pintura de Ron Hicks (Estados Unidos, Columbus, Ohio)
Gostaria de entender:
O que eu fiz a você?
Por quê me traiu durante tantos anos?
Por quê tantos enganos?
Por quê tantos danos?

Enquanto fui fiel
E a nós rezei ao céu,
Você me traia
E depois me amava dizia.
Qual é o limite da sua hipocrisia?

Quanto tempo perdi!
Quantos amores rejeitei por ti...
Quantas mentiras!!
Você ria pelas costas minhas?
Qual é o motivo da sua covardia?

Você vai dizer que sempre me amou?
Eu sou a titular com quem se casou?
Pela puta consideração devo agradecer?
Ou ensinar o bobo que quem ama, não quer fazer
O outro sofrer?

Por ser homem, você se acha
No direito de objetivar a mulher amada?
A esposa é apenas a melhor cozinheira,
Sensível, calada, boa e de maior beleza.
As outras são o bônus da semana inteira?

Obrigatoriamente, se acha que a mulher deve perdoar se ama
mesmo quem a engana,
Então você é tão machista a ponto
De achar que a mulher deve se prestar a esse posto?
Entenda! Você nunca será dela o seu dono!!

Deixe seu machismo de lado.
Me peça perdão ajoelhado.
E se afaste da minha vida para sempre.
E não ache que estou sendo indecente
Já que não tenho compromisso com quem é indiferente.

Para não dizer canalha e vagabundo!!
Como perdi meu tempo nesse mundo
Com um patife que me enganava
Até pela família que condicionava
Os homens a fazerem tudo porque mandava.

Às mulheres traídas,
Quem está errado
E deve estar envergonhado
São os traidores por tanto ter escondido
E não quem ter acreditado no marido.

Às mulheres traídas,
Tão independentes, fortes e bonitas,
Reorganizar sua vida com valentia
Graças a algo que ninguém te tira: a autonomia
É possível, pois é capaz de escolher o que fica e o que sai da sua vida.

Escolha livre ponderando a razão e a emoção
sem a sociedade nem o homem te insultar sem coração...
Seja perdoar seja se divorciar,
Você deve escolher sem se preocupar
Com qualquer um que possa te julgar...

Comentário: Fiz essa poesia sem ter passado por tal situação, mas já ouvi milhares de casos de traição próximos a mim exatamente do jeito que escrevi. Essa poesia é dedicado às mulheres que já passaram por isso. Não são poucas... O objetivo desse poema é estimular a autonomia das mulheres traídas. 
Não fiz a poesia inspirada na pintura. A pintura é meramente ilustrativa.
Não fiz inspirada na música, mas a mensagem da poesia é semelhante às músicas da Beyoncé abaixo "If a Were a Boy", "Beautiful Liar- com Shakira" e "Resentment".





Comentários