Querido Poema Triste


Querido poema triste, Perdão,
mas pela mágoa no meu coração
devo te dizer que com certeza
você estará repleto de tristeza.

Bem que eu disse: "tristeza, vá embora!",
mas ela não quis ir até agora.
Teremos que aguentá-la aqui
já que ela não quer sair de mim.

A tristeza magoada pede a mim por ela mais simpatia.
Como poderia tratar bem minha melancolia?!
Aquele sentimento que me acompanha o dia,
que me faz sentir incapaz e me desanima?

Desculpe, poema, por ser triste.
Desculpe, leitor, pela tristeza que insiste
Em meu coração, pois não sei fingir
Uma alegria que agora eu não consigo sentir...

Quando desprezada, a tristeza chora
se não quiser aprender com ela nenhuma hora.
Ela quer de mim mais respeito
quando for sentida no meu peito.

Independentemente de beleza
ou de inteligência
ou muito menos por ser mulher,
a tristeza quer que eu a liberte quando quiser...

Ela quer por mim ser considerada
uma visita qualquer que, às vezes, vai à minha casa,
e que, no devido tempo, vai embora,
mas, por enquanto, ela quer que eu a sinta e coloque tudo para fora!

Pintura: Pintora brasileira Thais Coelho.
data original: 28/08/2019

Comentários