Janelas das Possibilidades



Oi, passarinho na minha janela.
Você encanta quando aparece nela.
Assobia mesmo desafinado, mas com alegria.
Voa mesmo desengonçado, mas com valentia.

Olha, passarinho, se você me permitir,
Devo dizer porque não quero mentir,
Mas me incomoda sem que eu queira admitir
o assobio que é tão estridente e barulhento de se ouvir.

Querido, passarinho, não deixo de considerar
que eu também tenho coisas a melhorar para bem respeitar
você com o seu jeito peculiar de assobiar e voar,
mas mesmo que eu tente, não é possível meu incômodo, totalmente, anular...

A indulgência é uma virtude
Que faz o indulgente ter a atitude
De falar a dificuldade alheia com paciência
Sem subestimar nem cobrar com violência.

Não vou exigir que logo amanhã
Você chegue assobiando tão bem pela manhã.
Vou aceitar sua dificuldade pela amizade,
Mas recomendo a treinar com regularidade.

Você não é incapaz de melhorar.
Eu não sou incapaz de respeitar.
Mas, por favor, eu digo isso para te ajudar, né?
Não é para que você queira sempre meu cafuné.

Se liberte dos rótulos de não ter um bom assobio.
Aceite as dificuldades e não se renda em nenhum rio.
Tente por você encontrar formas para melhor voar e assobiar
Para que você possa em qualquer janela estar.

Não se isole achando que é incapaz de mudança.
A minha janela não é a única nessa vizinhança.
Se abrem as oportunidades,
Quando nos abrimos às possibilidades!

Mas uma coisa é importante
Que vai te perseguir até que alcance:
Em toda a janela, você deve saber gentilmente se defender
Dizendo que você pode quem é ser 
e humildemente o que quiser aprender
(a partir do próprio viver)…

Em toda a janela, diga que não é resumido pela sua competência
e é uma individualidade espiritual em expiação e eterna existência.
Por tanto, por quê você se reduz em um passarinho defeituoso,
se só quem diz isso é quem não tem defeitos e é orgulhoso?




Frases inspiradas na poesia acima: 

* "Que aproveitemos a nossa oportunidade de evolução pensando nas diversas possibilidades e não nos fechando em uma só." Beatriz Nahas 
* "Reconstituir fragmentos de mim mesma é um processo gradual que exige uma iniciativa" Beatriz Nahas

Comentários

Parabéns pelo lindo poema e frases nele inspiradas. Seu blog está um show. Parabéns. Deixo meus abraços poéticos. Se puder, visite minha página em http://alberto.prosaeverso.net/ e conheça o meu projeto Uma Trova por Dia.
Bellatrix disse…
Muito obrigada!! Fico muito feliz com a sua visita, comentário e amizade. Vou visitar seu blog assim que chegar em casa. Muito obrigada!!
Sacha moser disse…
Parabens poetiza o passarinho somos todos nós que as pessoas rotulam ver ao menos ver o quanto sua cancao pode alegrar um coracao em profunda depressao
Bellatrix disse…
Obrigada pelo comentário. fico feliz que tenha te tocado. um abraço repleto de paz a você.
Bellatrix disse…
E sim... todos nós somos o passarinho. linda reflexão.