Caladas Falem




🤐 Caladas Falem

Ei, Criança!

Quanta desesperança,

tristeza e agonia

seu olhar passou quando me via!


Lá estava eu passando pela movimentada avenida,

quando te vi atrás do portão, uma pequena menina,

com os olhos tão entristecidos me olhando

como se estivessem comigo falando.


Um olhar gritando por socorro sem cor.

É uma criança triste a cada soco da dor.

Ei criança, o que aconteceu com você?

Alguém te violenta discretamente ou o quê?


Não me pareceu um olhar de tristeza meramente comum,

Mas me senti culpada diante de ti, pois sou qualquer um.

Na minha cabeça, eu estaria te estimulando

a conversar com estranhos e por isso, segui passando.

Hoje me arrependo...


Na época, eu não dei a ti a devida importância,

mas após ver o tanto de criança violada, sinto ânsia

de te procurar até nesse mundo encontrar

e um interesse humano profundo demonstrar.


Sabe, têm tantos pais preocupados que acreditam na estratégia da violência

Como melhor forma de ensinar, pois a fria advertência,

Segundo eles, pela culpa a educaria,

Mas não pensam se com isso te entristeceria...


Crianças assim como você todos os dias, lamentavelmente, sofrem sozinhas

Em suas casas sem ninguém, minimamente, fazerem companhia

Como se fossem prisioneiras das hierarquias e posições fechadas

que as fazem permanecerem sem autonomia nem empatia caladas.


Por trás da grade,

calada você falava...

Por trás da face,

eu sei que você chorava...

E eu só queria poder dizer a ti

que eu estou aqui...


Beatriz Nahas

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2014/02/26/crianca-da-sinais-quando-e-maltratada-pelo-padrasto-ou-madrasta.htm


Comentários

Belo poema,infelizmente é assim a vida.Mas a alegria de ter belas amizades as vezes aquece o coração do sofrimento e dá asas a imaginação. Algumas poucas vezes a única coisa que a pessoa deseja é o afeto verdadeiro,amnizades curam até a mais profunda dor