Escuto-me








Escuto-me
Escuto-me.
Não é certa nem errada.
A aceito sentir por si só.

A tristeza indica que não estou atendendo
uma necessidade que estou esquecendo
o que pode me fazer olhar para a redondeza.

A raiva me alerta, quando a identifico,
Uma necessidade que me importo
A ponto de quando a ignoramos, sinto um ódio...

A ansiedade em si tem uma razão de ser
que me indica uma vontade de ver
logo algo que necessito me atender.

Quando alegria sentir, é por conseguir
atender uma necessidade minha à vista
e então, é possível celebrar esta conquista.

Escuto-me.
Não é certa nem errada.
A aceito sentir por si só...

A autoempatia se dá quando identifico
esse sentimento e necessidade e comunico
que fazem parte da minha autenticidade.

Identificar a necessidade como a causa do meu triste sentimento
Me possibilita me responsabilizar pelo momento
mais do que quando me culpo em moralizantes julgamentos.

Os outros também têm as mesmas necessidades que vem
a ser entendidas também como causa de muitas naturais divergências
as estratégias distintas para saná-las nas nossas convivências.

A energia vital da nossa conexão pode florescer
em cada um que pode dizer, agir, sentir, pensar e viver
consciente da sua peculiar experiência por singular ser...


3 poesia em homenagem à Comunicação Não-violenta e seu fundador Marshall Rosenberg, servindo à vida através da poesia.


É claro que só foquei em uma questão da comunicação não violenta: a autoempatia. Eu poderia colocar outras questões mas o poema ficaria muito maior. Farei mais poesias sobre e sobre fenomenologia.

Comentários

Bonito,escute e atenda a necessidade de ser ouvida w escutada