Traureg

Foto de Luxemburgo

 Para Pe.

A tristeza me consome.

A decepção deu o nome 

por ter cara de que o dia seria de Sol, 

mas fez muita chuva que encharcou o lençol

que secava, 

enquanto esperava...

 

Num mesmo dia, 

muitas alegrias e lamentos, 

muitas irritações e receios 

ditos de modo tão condenado 

a ponto de termos prazo? — e trágico,

que agora vejo meu eu desanimado 

e cansado de tentar dizer algo lógico. 


Inseguranças e medos eu tenho, sim. 

Não somente você como disse por fim. 

Mas tento dar o meu melhor com autonomia

em cada passo que foi dado nessa jornada do dia.


Esperança pode oscilar? 

Sim, mas é o suficiente para não me comprometer?

Medo pode se mostrar? 

Sim, mas é o suficiente para não mais viver?

 

Antes de viver comigo, 

se encontre e viva consigo 

porque é você — ressinto —

que talvez esteja num labirinto.


Se você quer cultivar meu amor e confiança, 

fortalecer nosso abraço e beijo adianta na nossa aliança, 

termos dinheiro, pode ajudar, mas não basta, 

se pelo medo, você me rejeita e do "nós" se afasta. 


A minha companhia futura, sem consciência, recusou

diante do medo que o condenou e quase o afogou 

num eu julgado inadequado para a vida e para o amor, 

sendo que ao nos vermos, nos conectamos também pela dor. 


Pela dor e pela alegria que bate na nossa porta como parte

quando aceitamos querer amor, conexão e companhia sem alarde 

de quem só soma e nos acompanha no nosso cotidiano, 

se realmente nos vermos querendo existencialmente ser humano. 


Traureg significa em luxemburguês, nada mais nada menos, "tristeza", 

pois, até no país mais rico do mundo, esse sentimento eles sabem o que é,

até mesmo por não se restringirem ao individualismo e escolherem a riqueza

com solidariedade ao se ajudarem, para crescerem ainda mais seguros, né?


Por quê quer se enriquecer totalmente sozinho?

Quando chegar a ficar rico, vai viajar SOZINHO no seu jatinho

e, mesmo triste, não vai assumir sua traureg 

por estar rico com milhões e milhões de dólares em espécie...

 

E aí, vai esconder suas lágrimas embaixo 

de um baú cheio de dinheiro que nenhum mágico

ou psicólogo seria capaz da traureg desenterrar, 

se você como humano mortificado em você mesmo se encontrar...

Comentários