Voz de Megera


 


Sua voz ainda ressoa na minha cabeça às vezes 

Como já ressoou muitas outras me dizendo

Que eu ainda não estou pronta.

Você sabia disso? 

Ela é como uma mosca chata!!


Uma professora que sabe "muito bem" educar 

Tanto que se utiliza de rótulos e julgamentos morais 

Para avaliar e categorizar quem é competente 

Com um crivo crítico e severo dos nossos passos. 


Eu me via congelada, vegetal, respirando por tubos

Ao ser tão violentada que nao conseguia dizer uma palavra. 

A tensão em meu corpo era tanta que não sabia lidar...

Eu me percebia todas as vezes lutando contra a maré, mas não conseguia...

Ela me engolia como quem engole o direito de escutar dos seus alunos. 


Mais fácil reprovar do que escutar. 

Mais fácil julgar e diagnosticar do que confiar. 

É uma triste professora que se torna para mim inimiga 

Porque aos poucos suga minha energia e autonomia 

De ser quem eu quiser ser

Sem estar presa ao seu rótulo 

Tão certeiro que me foi como um castigo 

No tempo que estivemos juntas. (E estivemos?)


Eu a odiei por muito tempo! Que lamentável professora!!

Eu não precisava ouvir que não estava pronta 

Para atender só porque não tenho o mesmo jeito interpretativo que você. 

Foi difícil me encontrar como humanista 

E ainda mais desvencilhar da sua voz na minha cabeça. 


Eu apenas sou diferente de você

E com muito orgulho!!

E com o mesmo orgulho, me espelho para ser diferente 

De uma pessoa indiferente aos sentimentos de quem pisa 

Com seu salto alto em quem só tem um sonho como aliado. 


Mas esse meu sonho não morre!!

Não vai morrer meu sonho pelo seu "não"!!

Ele vai persistir em mim, por mim e para mim!

E assim, humanista fui, sou e serei!!



Esse poema desabafo surrealista é para uma professora que me desacreditou e humilhou num estágio de Jung só porque não concordava com os princípios utilizados nessa escola da psicologia. E ao invés de me mostrarem a terceira força que pensa da mesma forma que eu, ela decidiu me humilhar, quase me reprovar, me desacreditar e pisar em mim. 

Infelizmente, descobri a humanista depois de muita dor e violência estrutural. 

Eu agora me encontrei, me esforço para aprender e praticar o que é tão difícil e principalmente procuro desvencilhar a voz dela na minha cabeça dizendo que não estou pronta. 

Sempre estamos aprendendo. 

Mas diversidade de pensamento e liberdade de escolha de abordagem precisa ser respeitado nos estudantes de psicologia que se veem num desafio enorme de escolher uma abordagem num contexto limitado ja que a faculdade só oferece embasamento para duas delas e a terceira força fica muito ignorada o que agora percebo que me prejudicou. 

Antes tarde do que nunca e estamos aí. Não podemos desistir. 


Comentários

Ana Bailune disse…
Olá, Beatriz.
Uma pessoas dessas pode ser tudo, menos uma professora.
Amei a força do texto!
Tenha um ótimo dia.